quarta-feira, 16 de junho de 2010

MANIFESTO ANTI-ECOLÓGICO


O marxista heterodoxo português João Bernardo é autor do livro “O Inimigo Oculto. Ensaio sobre a luta de classes. Manifesto anti-ecológico”, editado em 1979, pelas Edições Afrontamento.
Ao longo do texto são de destacar quatro temas principais: o desenvolvimento do modo de produção capitalista e a estrutura de classes, as crises do capitalismo e as lutas sociais, a crise da sociedade da abundância e, por último, o movimento ecológico como dado novo e aglutinador das lutas sociais.
Nesta obra, que inclui dois aspectos distintos mas interligados, um ensaio sobre a luta de classes e um manifesto anti-ecológico, João Bernardo considera que o movimento ecológico é o inimigo oculto pois não é transformador da sociedade, mas sim defensor e legitimador da estagnação económica e não tem em conta o fim da exploração que é o fundamento do sistema capitalista.
Face à apatia em que se encontra a chamada sociedade civil, ao medo em manifestar a sua opinião por parte de alguns cidadãos, ao silêncio cúmplice (porque já estão ou encontram-se à espera de vez para comer à custa do erário público) por parte de outros, ao “regresso” ao naturalismo de algumas organizações, não é por acaso que este ano a moda é a biodiversidade, à absorção pelo sistema de algumas outrora vozes críticas, esta obra de João Bernardo, apesar de editada à 31 anos, merece não só ser lida, mas também alvo de reflexão profunda.

Mariano Soares