segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Araucária das Furnas: Afinal havia outra!



Na sequência da noticia publicada pela comunicação social dos Açores acerca da existência nas Furnas da maior araucária da Europa, recebemos do Doutor Raimundo Quintal a informação que abaixo publicamos:

No livro “Árvores Monumentais e Emblemáticas da Madeira”, de Miguel Almeida Domingues, Duarte Ornelas Barreto, Nicola Pestana Castro e Paula Gomes Figueira, editado pela Direcção Regional de Florestas em 2008, é referenciada, na página 101, uma árvore da mesma espécie, localizada na Quinta dos Leais, Freguesia do Porto da Cruz, concelho de Machico, com 52,0 m de altura e 5,32 m de PAP (perímetro à altura do peito). Logo mais alta que a árvore da mesma espécie medida em São Miguel!

Éigualmente importante referir, que na Quinta Vigia, sede da presidência do Governo Regional da Madeira, existe uma Araucaria columnaris, originária da Nova Caledónia, com 54,5m de altura e 3,47 m de PAP (página 292 do livro citado).



Maior Araucária da Europa está na Lagoa das Furnas

A maior árvore Araucária da Europa e, provavelmente, a segunda maior do mundo, centenária e com mais de 50 metros de altura, foi descoberta durante trabalhos de limpeza na margem sul da Lagoa das Furnas, em S. Miguel, Açores.

A árvore, que aguarda classificação como Imóvel de Interesse Público, "chamou a atenção pelo seu porte" durante os trabalhos de limpeza de uma antiga mata, no âmbito das obras de requalificação das margens da Lagoa das Furnas.

"Na altura, vimos que havia um exemplar de Araucária de grande porte, pelo que desenvolvemos esforços no sentido da sua classificação", afirmou Hélia Palha, administradora da Sociedade de Promoção e Gestão Ambiental (SPRAçores), em declarações à Lusa.

O exemplar, da espécie 'Araucária heterophylla', tem "entre 150 a 200 anos", medindo 50,10 metros de altura e 1,90 metros de diâmetro.

A 'Araucária heterophylla' é uma árvore que pode ser encontrada em várias regiões do mundo, desde as zonas mais frias até às mais quentes, podendo ser vista em cidades como o Rio de Janeiro ou em ilhas do Pacífico como a Nova Caledónia.

A designação desta espécie (heterophylla significa 'diferentes folhas') resulta da variação das folhas entre as plantas jovens e as adultas.

As folhas desta árvore são agulhas com cerca de um centímetro de comprimento nas plantas jovens, que crescem até aos 10 centímetros quando atingem a idade adulta, altura em que abrem e libertam pinhões que são comestíveis.

As araucárias, um género de árvores coníferas de que existem 19 espécies, caracterizam-se por terem troncos verticais e ramos simétricos, mesmo em zonas onde os ventos podem atingir velocidades mais elevadas.

Quando estiver concluído o processo de classificação do exemplar que se encontra na Lagoa das Furnas, a Araucária passará a ter uma placa identificativa, disponibilizando informações aos visitantes.