Pela criação de um Colectivo Açoriano de Ecologistas que tenha por objectivo a reflexão-acção sobre os problemas ambientais, tendo presente que estes são problemas sociais e que a sua resolução não é uma simples questão de mudanças de comportamentos, mas sim uma questão de modelo de sociedade.
domingo, 26 de abril de 2009
Pelos Açores, Pelo Bem-Estar Animal
Sob pressão de um grupo de aficionados das touradas da ilha Terceira, alguns deputados da Assembleia Legislativa Regional preparam-se para apresentar uma proposta legislativa no sentido da legalização da sorte de varas, prática não tradicional no nosso arquipélago.
Tendo em conta o papel de liderança do Parlamento Europeu na implementação de medidas progressivas nas mais diversas áreas;
Tendo em conta que o Parlamento Europeu tem demonstrado empenho na introdução de medidas, a nível Europeu, conducentes ao bem-estar animal.
Consideramos de todo o interesse que o Parlamento Europeu se pronuncie sobre o assunto, junto das autoridades regionais dos Açores e nacionais de Portugal e que aprove medidas no sentido de não permitir que sejam introduzidas nos vários territórios da Comunidade Europeia práticas desrespeitadoras dos animais e que, nalguns casos, põem em risco a vida dos seres humanos. De igual modo solicitamos que o Parlamento aprove legislação no sentido de não permitir que verbas comunitárias sejam destinadas a apoiar actividades contrárias às tradições e cultura dos povos de cada região.
Nota- Texto de petição enviada hoje ao Parlamento Europeu, a título indivídual (TB)