Pela criação de um Colectivo Açoriano de Ecologistas que tenha por objectivo a reflexão-acção sobre os problemas ambientais, tendo presente que estes são problemas sociais e que a sua resolução não é uma simples questão de mudanças de comportamentos, mas sim uma questão de modelo de sociedade.
terça-feira, 7 de abril de 2009
Cooperação Macaronésica
Um grupo de sócios do Colectivo Ecologista Turcón, de Grã Canária, está a realizar uma visita à Madeira.
No Domingo (05.04.09) fizeram o primeiro percurso a pé, entre o Pico do Areeiro e o Campo de Educação Ambiental do Cabeço da Lenha, com passagem pelo Pico Escalvado, Pico do Cedro e Poço da Neve.
Para além de terem desfrutado da extraordinária paisagem da cordilheira central e da depressão do Curral das Freiras, puderam observar a evolução da plantação de espécies indígenas, que a Associação dos Amigos do Parque Ecológico tem vindo a realizar desde Outubro de 2001 no Pico do Areeiro, e o repovoamento florestal das Serras de São Roque e Santo António, iniciado pela Direcção Regional de Florestas após a retirada do gado em 2003.
A jornada de cooperação entre as duas associações macaronésicas terminou com uma plantação de barbusanos no Campo de Educação Ambiental do Cabeço da Lenha. A selecção da espécie foi determinada pelo facto do barbusano (Apollonias barbujana) ser indígena da Madeira e das Canárias, onde é conhecido como "ébano das Canárias".
Até a próxima Sexta-feira, os nossos amigos de Grã Canária percorrerão levadas e veredas à descoberta da Laurissilva da Madeira.
Texto e Fotos: Raimundo Quintal