quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Morre Arne Naess, filósofo norueguês inventor da 'ecologia profunda'


OSLO (AFP) — O filósofo norueguês Arne Naess, criador do conceito de "ecologia profunda", faleceu nesta segunda-feira aos 96 anos de idade, informou nesta terça-feira seu editor.
Militante pacifista e professor mais jovem já contratado pela Universidade de Oslo, quando tinha 27 anos, Arne Naess passou a se dedicar à ecologia no início dos anos 70. Em 1973, elaborou o conceito de ecologia profunda, cuja teoria radical considera que o homem não tem direito superior à exploração da natureza em relação dos outros seres vivos.
"A ecologia profuda é um movimento segundo o qual não se deve fazer o bem pela natureza pelo interesse do ser humano, e sim pelo planeta em si", explicou Naess em uma entrevista publicada no site da Universidade de Oslo.
Nascido na capital norueguesa em 1912, Naess se formou em filosofia em 1933 antes de continuar seus estudos em Paris e Viena. Era casado e tinha dois filhos.
Alpinista, em 1950 fez parte da primeira equipe a alcançar a cúpula do monte Tirich Mir (7.708m), no Paquistão.
"Arne era uma pessoa muito aberta, não muito ortodoxa, interessada por todos os temas. Além de ser um filósofo igualmente reconhecido, se tornou um pai espiritual para os noruegueses sobre o modo como concebem suas vidas", disse à AFP seu editor, Erling Kagge.
Arne Naess, que morreu durante o sono, preservou sua lucidez e o trabalho até o fim de seus dias, tendo publicado sua última obra em 2006.

Texto e foto extraídos daqui: http://www.google.com/hostednews/afp/article/ALeqM5g_4OC3HPLZ1XGUNcU3JYtmD07lDw