Pela criação de um Colectivo Açoriano de Ecologistas que tenha por objectivo a reflexão-acção sobre os problemas ambientais, tendo presente que estes são problemas sociais e que a sua resolução não é uma simples questão de mudanças de comportamentos, mas sim uma questão de modelo de sociedade.
domingo, 4 de abril de 2010
Há ambientalistas para todos os gostos
Nos dias 22, 23 e 24 de Abril a AZORICA irá promover o IX Encontro Regional de Educação Ambiental e Eco-Escolas, para Professores, Técnicos de Ambiente e Associações de Defesa do Ambiente.
Como todos sabemos trata-se de uma inicitativa que sempre foi (e é ?) da Secretaria Regional do Ambiente. Aliás, nem a Azórica, nem qualquer outra ONGA dos Açores tem capacidade financeira para organizar um evento daquela natureza.
Neste caso, estamos perante uma prestação de serviços ou um "frete" a prestar por uma associação à Secretaria que tutela a área do ambiente de que a Azórica, ao longo da sua história, é perita.
Da leitura do programa facilmente chegar-se-á à conclusão de que a educação ambiental proposta é insustentável, como já denunciaram, recentemente, alguns sociólogos portugueses.