terça-feira, 19 de maio de 2009

Criar Tradições

Dia do Agricultor em São Miguel: Tourada à corda
Pela primeira vez em oito anos a Associação Agrícola de São Miguel vai promover no dia 25 do corrente uma tourada à corda nas suas instalações em Santana, integrada no Dia do Agricultor no VIII Concurso Micaelense da Raça Holstein Frísia que se realiza de 21 a 25 do corrente.
Já o ano passado realizou-se uma tourada à corda em Santana, mas integrada na Feira Açores, onde estavam representadas explorações agropecuárias de todas as ilhas, com realce para a Terceira.
(Fonte: Correio dos Açores, 19 de Maio de 2009)

A leitura desta notícia deixa-nos perplexos. O que pretende a Associação Agrícola de São Miguel com a promoção de um espectáculo taurino nesta ilha onde as touradas à corda não são tradição? Apostar numa nova fileira de negócios? Fazer com que as touradas passem a ser tradição? Servir de intermediário a um grupo capitaneado pelo Director Regional do Desenvolvimento Agrário que anda a "vender" touradas em São Miguel?

Esperamos que não estejam envolvidos dinheiros públicos neste evento, quando todas as verbas são poucas para apoiar as explorações agrícolas que por estes Açores fora debatem-se com falta de água.

A notícia abaixo, mostra a situação na Terceira:

Falta de chuva ameaça de fome gado da ilha Terceira

O presidente da Associação Agrícola da Ilha Terceira (AAIT) alertou esta terça-feira para a possibilidade de o gado "vir a passar fome" devido à escassez de forragens em silos, originada pela seca que afecta aquela ilha açoriana.
"A maioria das culturas de milho nas terras baixas já se perdeu e os agricultores estão a semear pela segunda vez, mas a contínua falta de chuva põe em causa a sua viabilidade", afirmou à Lusa Paulo Simões Ferreira.
O presidente da AAIT salientou que as rações "não são alternativa", salientando que são apenas um "complemento alimentar dos bovinos".
Nesse sentido, admitiu que, persistindo a falta de chuva, a situação "vai obrigar à importação de forragens".
Paulo Ferreira frisou, no entanto, que "a importação das forragens só será possível com o apoio do Governo regional ao transporte", alertando que "os agricultores não têm capacidade financeira".
Na ilha Terceira existem cerca de 65 mil bovinos nas pastagens, parte dos quais são vacas leiteiras responsáveis pela produção, em 2008, de 126 milhões de litros de leite.

Fonte: Açoriano Oriental, 19 de Maio de 2009