terça-feira, 4 de novembro de 2008

Governo planta espécie invasora



NOVA DENÚNCIA DO “TERRA LIVRE” ASSINADA POR TEÓFILO BRAGA : Governo planta espécie invasora
04 Novembro 2008 [Regional]

O ecologista açoriano Teófilo Braga assinada um artigo no boletim “Terra Livre Açores” onde realça que o Penacho, considerado “uma espécie invasora em várias zonas do mundo, (…) é plantado ao longo das estradas da ilha de São Miguel pelos serviços da Secretaria Regional da Habitação e Obras Públicas”.
O blogue de Teófilo Braga, http//terralivreaçores.blogspot.com, pugna pela criação de um colectivo açoriano de ecologia social.
O Penacho (Cordaderia selloana), erva vivaz de grande porte e grandes plumas branco-prateadas, é uma espécie oriunda da parte Sul da América, Chile e Argentina.
De harmonia com o ecologista, a proliferação de Penachos ao longo das estradas micaelenses “é o melhor modo de facilitar a dispersão, ao longo dos corredores”
“Tal como já ocorreu no passado, virão uns senhores sabichões com as suas manobras de diversão dizer que tudo está controlado (…) e que erramos ao não falar noutras espécies, e que há outros problemas ambientais mais graves…”, refere Teófilo Braga.
Entretanto, lê-se no boletim “Terra Livre”, a denúncia de plantação de espécies invasoras nas Portas do Mar, em Ponta Delgada, “foi um autêntico ovo de Colombo”.
“Toda a gente sabia que aquelas plantas ali estavam, mas ninguém tomava a iniciativa de agir, esperando-se que a prometida remoção se faça em breve”, desejo dos ecologistas.

Fonte: Correio dos Açores