domingo, 15 de maio de 2011

Incineração? Não e sim.


Na ilha de São Miguel: Queima de lixo cria central de 6 Megawatts, diz o Governo
13 Maio 2011 [Regional]

O secretário regional do Ambiente afirmou ontem que os Açores vão “eliminar os aterros sanitários e construir estruturas de queima de resíduos para produzir energia eléctrica”, reduzindo a importação de fuel para as centrais de abastecimento de electricidade.
“Queremos reduzir a importação de fuel”, frisou Álamo Meneses, acrescentando que “a energia produzida pela valorização energética da queima de resíduos ricos em carbono será injectada na rede pública, estimando-se que na ilha de S. Miguel possa atingir seis megawatts”.
O secretário regional falava à margem da reunião do Conselho Regional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável, que decorreu ontem em Angra do Heroísmo, onde está a ser analisada esta questão.
Segundo Álamo Meneses, nas ilhas Terceira e S. Miguel ficarão instalados os dois centros de tratamento de resíduos, enquanto as restantes ilhas do arquipélago serão dotadas de centros de processamento de resíduos.
Os resíduos serão separados por tipologias, sendo os orgânicos tratados nas próprias ilhas, enquanto os recicláveis e os não recicláveis serão exportados.
“Este investimento global ainda não tem um valor apurado mas estima-se que venha a custar mais de uma centena de milhares de euros”, disse Álamo Meneses.
Fonte Correio dos Açores

Em 2004 a Secretaria do Ambiente chumba incineração, em 2011 promove-a. Antes era prejudicial à saúde hoje contribui para a sua melhoria?

Não há pachorra para aturar esta gente.