Pela criação de um Colectivo Açoriano de Ecologistas que tenha por objectivo a reflexão-acção sobre os problemas ambientais, tendo presente que estes são problemas sociais e que a sua resolução não é uma simples questão de mudanças de comportamentos, mas sim uma questão de modelo de sociedade.
sexta-feira, 26 de novembro de 2010
Peregrinação às Fontes
Peregrinação às Fontes
Proposto desde há mais de 30 anos a vários editores, só agora este livro é publicado em versão portuguesa. Nada perdeu, porém, do seu interesse permanente. O seu ponto culminante é o encontro de duas grandes figuras da não violência, Lanza del Vasto e Gandhi.
Lanza del Vasto proferiu conferências em Portugal, em Abril de 1978, em Lisboa, Porto, Coimbra e Évora, tendo voltado ao nosso país em 1979. A elas assistiram muitas centenas de pessoas. Segundo os que o acompanharam, Lanza teve um grande impacto em quem o ouviu, pelo seu profundo humanismo, pelo idealismo aliado a um grande realismo, pela vontade firme e lúcida que ele tinha de concretizar os sonhos, pela sua atenção aos pormenores. Na base do pensamento que transmitia, encontrava-se o conceito hindu e gandhiano de «satyagraha», de força da verdade e de adesão à verdade.
Fonte:http://www.sempreempe.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=68