domingo, 28 de novembro de 2010

Onde pára o Pólo do Pico da Pedra da Ecoteca da Ribeira Grande



No seu número 143, relativo ao corrente mês de Novembro,o jornal da Casa do Povo do Pico da Pedra refere-se à transferência da Ecoteca da Ribeira Grande, do Pico da Pedra para a cidade da Ribeira Grande.

Por várias vezes discordámos da partidarite encapotada dos responsáveis da Voz Popular, mas neste caso o desaparecimento do chamado Pólo do Pico da Pedra merecia uma explicação por parte de quem tem efectivamente o poder de decisão.

Já agora, para esclarecimento da Voz Popular e dos picopedrenses, é importante saber-se que no início a ideia era instalar a Ecoteca na cidade da Ribeira Grande e que tal não foi possível primeiro porque a Secretaria Regional da Agricultura não cedeu um espaço e depois porque a Secretaria Regional do Ambiente não aceitou uma sala no Teatro da Ribeira Grande. Depois de esgotada a possibilidade da Ribeira Grande graças à intervenção de um ex-dirigente dos Amigos dos Açores e da concordância do presidente da Junta de Freguesia, Roberto Calisto, e do Director Regional do Ambiente, Eduardo Carqueijeiro, a instalação da Ecoteca no Pico da Pedra tornou-se uma realidade.

Para terminar, recorde-se que o referido dirigente dos Amigos dos Açores, também, fez alguns esforços para que a direcção da Ecoteca fosse, em dada altura, assumida por uma docente natural e residente do Pico da Pedra que não aceitou o convite.