sexta-feira, 22 de outubro de 2010

ECO- ESCOLAS, A PROPÓSITO DE UM APELO



Depois de ter esvaziado as ecotecas, o actual governo dos Açores parece que terá deixado a educação ambiental a cargo das escolas e através do projecto eco-escolas.

Tendo já participado em seminários eco-escolas, como orador em sessões sobre o tema da energia, pela primeira vez, já que sempre o recusei, faço parte de um eco-conselho da escola onde lecciono.

A minha recusa, como várias vezes expliquei, prendeu-se com o facto de em grande parte das escolas, o projecto estar a cargo de um grupo isolado que não o consegue estender a toda a comunidade escolar e não ter o devido apoio por parte da tutela do ambiente, que o vê apenas como um meio para enriquecer as estatísticas da praxe, das autarquias e dos conselhos executivos das escolas.

Este ano lectivo, para viver a realidade por dentro, aceitei fazer parte do projecto e mantenho o compromisso de trabalhar com os meus alunos ou com alunos de colegas meus.

Mas, a minha primeira experiência, que foi a participação na primeira reunião do eco-conselho, foi frustante. Com efeito, quando olhei à minha volta só vi professores, pois os pais não compareceram, os alunos também não, os funcionários idem, o representante da autarquia também esteve ausente, bem como o/a da SRAM.

TB

Assunto: Programa Eco-Escolas 2010/2011 – Inscrições


A Secretaria Regional do Ambiente de do Mar tem o prazer de convidar a V. escola a participar no Programa Eco-Escolas durante este ano lectivo.


O Programa Eco-Escolas, coordenado a nível nacional pela Associação Bandeira Azul da Europa (Organização não Governamental), é uma iniciativa de âmbito internacional sob a responsabilidade da Fundação para a Educação Ambiental (Fee) que visa encorajar acções e reconhecer o trabalho desenvolvido pelas escolas em benefício do ambiente.


Durante o ano lectivo, as escolas inscritas são convidadas a seguir a metodologia do Programa, constituída por 7 passos fundamentais (em anexo), a abordar os temas de base: Água, Resíduos e Energia, e um dos temas do ano: Biodiversidade, Floresta ou Mar, tendo como temas complementares: Biodiversidade, Ruído, Transportes, Agricultura Biológica e Espaços Exteriores.


Caso exista interesse em participar no Programa Eco-Escolas, a escola deverá colocar a sua inscrição em http://www.abae.pt/moodle/ ou em alternativa enviar ao Gabinete de Promoção Ambiental, até ao dia 15 de Novembro de 2010, a proposta de inscrição em anexo devidamente preenchida e acompanhada da Declaração do Município.


Para mais informações sobre o Programa consulte: http://www.abae.pt e http://www.eco-schools.org.


Com os melhores cumprimentos,


O Director Regional do Ambiente