domingo, 24 de outubro de 2010

Dinheiros públicos para fomento da tortura animal - Ninguém gosta mais de touros do que nós que os torturamos



IX Congresso Mundial de Ganaderos, na ilha Terceira
Festa brava deve resistir a "ataques"

Os intervenientes na festa brava devem resistir aos vários "ataques" que se têm vindo a verificar "por parte de quem não quer compreender este património de Portugal no âmbito da cultura mediterrânica", defende o secretário de Estado da Cultura, Elísio Summavielle.

A mensagem do governante foi lida pelo presidente da Associação Portuguesa de Criadores de Toiros de Lide, João Andrade, ontem, no IX Congresso Mundial de Ganaderos de Toiros de Lide.

As palavras do secretário de Estado da Cultura foram especialmente destinadas aos ganadeiros, que escreveu que o toiro de lide representa esse património "inestimável" que é a festa brava.

Segundo Elísio Summavielle vários documentos importantes, como a declaração da UNESCO sobre a Diversidade Cultural, em 2002, destacam a importância de serem mantidas as tradições de cada povo.

Recorde-se que o Parlamento da Catalunha decidiu proibir a celebração das corridas de touros nesta região de Espanha a partir de 2012, iniciativa que foi fortemente criticada ao longo da primeira manhã do encontro.

Também o presidente da Associação Portuguesa de Criadores de Toiros de Lide referiu, na abertura do congresso, a necessidade de resistir aos "ataques" de que as touradas têm sido alvo.

Destacou que a existência de touradas garante, em primeiro lugar, a manutenção do toiro de lide, bem como a preservação de vastas áreas com valor ambiental e paisagístico.

"Este espetáculo tem sofrido ataques a nível político e social. Mas o certo é que ser aficionado é manter uma tradição cultural", disse.

Na abertura do congresso de ganadeiros o presidente da Associação Regional de Criadores de Toiros de Tourada à Corda, Duarte Pires, quanto ao confronto entre alguns setores da sociedade e o mundo taurino, referiu: "Ninguém gosta mais de toiros do que nós, que os criamos".
Referiu a relevância do espetáculo taurino na ilha Terceira, com mais de 300 manifestações ao longo do ano.

Também José Parreira, dirigente da Tertúlia Tauromáquica Terceirense, destacou este volume de manifestações taurinas.

Agradecendo o apoio do Governo Regional, patrocinadores e colaboradores, José Parreira referiu o facto de a Tertúlia ter avançado, apesar da crise, com a organização na Terceira deste evento a nível mundial como um passo importante para a ilha. "Podemos, assim, falar de toiros ao mais alto nível", concluiu.

FONTE: DI, 22 de Outubro de 2010

Nota- Numa altura em que o(s) governo(s) corta(m) nos apoios sociais, reduz(em) nos vencimentos este triste evento foi apoiado pelo Governo Regional dos Açores, através da Direcção Regional do Desenvolvimento Agrário e da Direcção Regional do Turismo e pelas Câmaras Municipais de Angra do Heroísmo e da Praia da Vitória.