Pela criação de um Colectivo Açoriano de Ecologistas que tenha por objectivo a reflexão-acção sobre os problemas ambientais, tendo presente que estes são problemas sociais e que a sua resolução não é uma simples questão de mudanças de comportamentos, mas sim uma questão de modelo de sociedade.
sábado, 29 de agosto de 2009
A Vidália
A Vidália (Azorina vidalii) é uma pequena planta arbustiva, endémica do arquipélago dos Açores, que tem o seu habitat nas escarpas rochosas do litoral.
Esta espécie de flores campanuladas, cor-de-rosa, muito graciosas, tem grande potencialidade como planta ornamental. No entanto, se exceptuar um exemplar que vi há anos no Jardim de Santana e que já definhou, não tem sido cultivada nos jardins públicos de Ponta Delgada. Espécie emblemática da flora litoral açoriana teria sido uma excelente aposta para a recente área ajardinada das Portas do Mar, onde até foi utilizada uma espécie invasora (Polygonum capitatum) e algumas muito sensíveis à maresia.
Na Quinta do Palheiro Ferreiro, o mais notável jardim da Ilha da Madeira, a Vidália é cultivada há muitos anos. Começa a florir em Julho e a floração estende-se até Setembro. Como podem comprovar pelas fotografias, em anexo, esta nossa amiga açoriana é uma gracinha.
Texto e foto: Raimundo Quintal