sábado, 4 de outubro de 2008

Na Madeira Plantam-se Tamareiras Doentes e em Locais Impróprios



Caros Amigos / Caríssimas Amigas


Há cerca de 4 anos a Câmara de São Vicente mandou plantar cinco tamareiras (Phoenix dactylifera) de grande porte no espaço em frente aos Paços do Concelho.

Qualquer pessoa com sensibilidade paisagística percebe que aquelas tamareiras, importadas do norte de África via sul de Espanha, são tão apropriadas para aquela vila, como o atum e a espada para a confecção do tradicional caldo da romaria.

Mas se não bastasse a péssima inserção paisagística, as referidas palmeiras devem ter sido plantadas já doentes (sabe-se lá se infectadas pelo perigoso Rhynchophorus ferrugineus). Três já estão mortas, mantendo-se os esqueletos de pé há vários meses.

Depois das muitas festas de Verão, faço votos para que a Câmara de São Vicente aproveite o Outono para remover as três árvores mortas e as restantes duas que estão pouco saudáveis.

Se me permitem, aproveito a oportunidade para sugerir a sua substituição por três tis (Ocotea foetens), árvores indígenas da Madeira que povoavam o vale de São Vicente quando ali chegaram as primeiras pessoas.


E já agora, seria bom que a Secretaria do Ambiente averiguasse as causas da morte das tamareiras da vila de São Vicente e de muitas mais, noutros concelhos da Madeira e no Porto Santo.

Saudações ecológicas,

Raimundo Quintal