domingo, 5 de outubro de 2008

3 associações ecológicas da Macaronésia assinam protocolo de cooperação


A Associação dos Amigos do Parque Ecológico do Funchal celebrou em Telde, Gran Canaria, no dia 26.09.08, um protocolo de cooperação com o Colectivo Turcón – Ecologistas en Acción e com a Associação Ecológica Amigos dos Açores, com os seguintes objectivos:

Organizar conjuntamente actividades para a divulgação, a conservação, o estudo e a investigação da flora e da fauna presentes na região da Macaronésia;
Estabelecer linhas de colaboração e conhecimentos especializados no domínio do turismo rural, dos passeios a pé, das reservas naturais, do litoral, entre outros;
Promover uma aproximação em matéria de energia e de água, perante a escassez do petróleo, procurando alternativas para os padrões de consumo vigentes e soluções para as alterações climáticas;
Trocar experiências nos campos da educação ambiental, da recuperação da paisagem, da reflorestação e de novas tecnologias de informação aplicadas ao meio ambiente.

Após a assinatura do Protocolo, Raimundo Quintal proferiu uma conferência – “Oásis num Deserto de Montanha – Recuperação da Biodiversidade no Pico do Areeiro – Ilha da Madeira” –, ilustrada com 170 imagens.

Na primeira parte foi feita uma abordagem das diferentes formações vegetais em altitude, com apresentação das espécies mais emblemáticas dos quatro andares fitoclimáticos.

Na segunda parte foram referidas as causas da desertificação das montanhas da cordilheira central da ilha da Madeira e apresentado o trabalho que a Associação dos Amigos do Parque Ecológico do Funchal está realizando desde 2001, com o objectivo de recuperar a biodiversidade do Pico do Areeiro e reduzir os riscos de cheias catastróficas na cidade do Funchal.



Protocolo de colaboração entre a Associação dos Amigos do Parque Ecológico do Funchal (Madeira), Colectivo Turcón – Ecologistas en Acción (Ilhas Canárias) e Amigos dos Açores (Açores).

Macaronésia, 26 de Setembro de 2008.


Reunidos

Por um lado, RAIMUNDO QUINTAL, presidente da Associação dos Amigos do Parque Ecológico do Funchal, com sede em Jardins do Monte - 9050-208 , Funchal, Madeira,

Por outro lado, Juan Jiménez Alemán, presidente da associação Turcón – Ecologistas en Acción, com sede em Calle Reyes Católicos, n.º 9 – bajo, cidade de Telde, E – 35200 CEP, Ilha de Gran Canaria.

E por outro lado ainda, D. SERGIO DIOGO CAETANO, presidente da Associação Ecológica Amigos dos Açores, com sede na Avenida da Paz, 14, 9600 – 053 PICO DA PEDRA, na ilha de São Miguel, Açores,


Os intervenientes reconhecem reciprocamente a capacidade para obrigarem as respectivas associações e por elas assinarem o presente protocolo

E declaram

Que é o desejo das três associações ambientalistas estabelecer um protocolo de colaboração para atingir os objectivos visados por cada uma em defesa do meio ambiente e dos valores naturais e culturais da Macaronésia.

Assim, as três partes concordam em assinar este protocolo de colaboração, que se regerá pelas seguintes

Cláusulas

Primeira – O objectivo deste acordo será a colaboração entre a Associação dos Amigos do Parque Ecológico do Funchal, a Turcón – Ecologistas en Acción e a Associação Ecológica Amigos dos Açores para alcançar os objectivos que a seguir se determinam:

Organizar conjuntamente actividades para a divulgação, a conservação, o estudo e a investigação da flora e da fauna presentes na região da Macaronésia;
Estabelecer linhas de colaboração e conhecimentos especializados no domínio do turismo rural, dos passeios a pé, das reservas naturais, do litoral, entre outros;
Promover uma aproximação em matéria de energia e de água, perante a escassez do petróleo, procurando alternativas para os padrões de consumo vigentes e soluções para as alterações climáticas;
Trocar experiências nos campos da educação ambiental, da recuperação da paisagem, dos reflorestamentos, e de novas tecnologias de informação aplicadas ao meio ambiente;
Colocar à disposição uns dos outros qualquer outra ferramenta ou ideia que possa contribuir para alcançarem os seus objectivos.

Segunda – Para atingirem os objectivos do presente acordo, os signatários comprometem-se a:

Facilitar uns aos outros toda a informação necessária para o êxito das suas obrigações decorrentes deste protocolo;
Garantir a boa qualidade da gestão desenvolvida, no sentido de se realizarem os compromissos decorrentes deste protocolo.

Terceira – Em todas as acções ou actuações a que se refere este acordo, desde que impliquem divulgação, impressa ou por outro meio, figurarão sempre os logótipos das três partes intervenientes.

Quarta – O presente protocolo entra em vigor a partir da data da sua assinatura e durará até ser eventualmente denunciado por qualquer uma das três partes.


Como prova do seu acordo, as três partes assinam este protocolo, feito em triplicado, ficando um exemplar em poder de cada uma das partes, nas moradas acima indicadas.


Pela Associação dos Amigos do Parque Ecológico do Funchal

Raimundo Quintal
e-mail: amigosdoparque@gmail.com
web: bisbis.blogspot.com


Pela Associação Turcón – Ecologistas en Acción

Juan Jiménez Alemán
E-mail: turconsenderismo@gmail.com
web: www.turcon.org


Pela Associação Ecológica Amigos dos Açores

Sérgio Diogo Caetano
e-mail: amigosdosacores@gmail.com
web: www.amigosdosacores.pt.vu

Notícia extraída de Bis Bis

NOTA

Faço votos para que este protocolo venha a dar frutos e que seja um exemplo para as associações dos Açores que nunca tiveram capacidade para trabalharem em conjunto, mesmo quando tinham protocolos assinados entre si. Alguns dos dirigentes destas, o que sempre pretenderam foi serem representantes de todas as associações, através da Direcção de uma Federação, que seria uma vergonha já que a grande maioria de associação ambiental apenas tem o nome.

Teófilo Braga