sábado, 12 de julho de 2008

ALDO LEOPOLD E A ÉTICA DA TERRA (1)



Hoje, estamos a assistir a uma crise com características bem diferentes de todas as anteriores. De acordo com o Relatório “ O Nosso Futuro Comum” (Brundtland) (1987), não estamos perante várias crises separadas, a do ambiente, a do desenvolvimento e a da energia, pelo contrário, todas elas são uma só. Ainda sobre este assunto, António Almeida (2007) diz-nos que vivemos uma crise que pelas suas características é mais grave do que todas as que a antecederam, já que “a ameaça da extinção da própria espécie humana deixou de pertencer ao domínio da ficção”.

Não estando no âmbito deste texto enumerar as causas responsáveis pela crise multidimensional que assola o mundo, partilhamos a opinião de Ramón Lara quando escreve o seguinte: “ Ahi está creo yo el corazón de la crisis: en el desfase entre el desarrollo que hemos alcanzado en el campo de la ética y el logrado en el resto de los campos: economia, ciência, tecnologia…; entre los fines y los médios; entre los “cómo” y los “para qué” de nuestras decisiones.”

Na procura de respostas para ultrapassar a situação em que nos encontramos, vários autores apontam a incapacidade ou insuficiência da ética tradicional para responder às questões levantadas pela actual crise, advogando a necessidade de o homem adoptar uma nova ética na sua relação com os outros e com o planeta.

Aldo Leopold (1887-1948), engenheiro florestal norte-americano, é um nome incontornável quando se fala de ética ambiental, sendo para Baird Callicott o verdadeiro fundador da mesma e para Dave Foreman o autor de Pensar como uma Montanha (tradução portuguesa de A Sand County Almanac), o “livro mais importante alguma vez escrito”. Vários autores apontam aquele livro como estando na origem da denominada ética da terra, que “propugna e tem como objectivo a inversão do papel de conquistador e destruidor da natureza que o homem tem assumido”.

Nota- Para saber mais sobre a obra de Aldo Leopold e a ética da terra, aconselha-se a leitura do livro "Pensar como uma Montanha", que pode ser adquirido na sede dos Amigos dos Açores ou pedido às Edições Sempre-em-Pé e como "aperitivo" a da brochura " Pensar como uma Montanha de Aldo Leopold: um caminho de Educação e Ética Ambiental", recentemente editada pelos Amigos dos Açores.