quinta-feira, 29 de julho de 2010

Touradas proibidas na Catalunha


Com a decisão, a região torna-se a segunda de Espanha, a seguir às Canarias(1991) a banir a prática.

O parlamento catalão aprovou nesta quarta-feira, com 68 votos a favor, 55 contra e nove abstenções, um decreto de proteção dos animais que implica na proibição das touradas na região, que fica no nordeste da Espanha. A lei entra em vigor a partir de 2012.

O projeto surgiu por meio de uma Iniciativa Legislativa Popular (ILP), apresentada em dezembro de 2009 por grupos de oposição às touradas. Simpatizantes e opositores estavam mobilizados desde terça-feira, aguardando uma votação que prometia ser acirrada. Esta virou uma questão política na região onde, segundo o jornal madrilenho El Mundo, "a ideia é extinguir tudo o que for espanhol".

Nos últimos dias, o tema foi recorrente na imprensa conservadora do país, que via na possível proibição uma vontade de revanche dos políticos catalães, depois de uma recente decisão do Tribunal Constitucional que retirou certos aspectos do estatuto de autonomia da região.

Opositores das touradas, cada vez mais numerosos na Catalunha e apoiados por poderosas organizações internacionais de defesa dos animais, relembram que esta tradição está perdendo força na região, onde apenas a Praça Monumental de Barcelona continua a organizar eventos do tipo.

Nos Açores, se não fossem os apoios governamentais e autárquicos as touradas de praça já tinham desaparecido e as de corda estariam confinadas a uma ilha.

Continuemos a nossa luta para acabar com a tortura de que são alvo os touros. Só através da pressão dos cidadãos conseguiremos algo.