domingo, 28 de março de 2010

A Propósito da Hora do Planeta


PARA QUE SERVE APAGAR AS LUZES UMA HORA POR ANO?

No passado dia 27 de Março, ocorreu mais uma Hora do Planeta, iniciativa que se traduz no apagar as luzes por uma hora, que tem, segundo os organizadores, a finalidade de “não só contribuir para a preservação do nosso Planeta, como fazer parte da maior plataforma voluntária de cidadãos contra as alterações climáticas”.

A este acto simbólico a que Portugal aderiu pela segunda vez, aderiram algumas localidades (autarquias) açorianas que no seu dia-a-dia nada fazem para que nas suas instalações haja uma utilização racional da energia.

Não sabemos se houve qualquer adesão por parte dos cidadãos dos Açores, mas se alguém acha que apagar as luzes uma hora por ano contribui para alertar o quer que seja ou que mostra a sua preocupação com os problemas ambientais do mundo está no caminho errado. O melhor que faz é continuar com as luzes acesas pois aquele simples acto a nada leva, a não ser à lavagem da sua imagem.

Não adiantam as autarquias apagarem as luzes por uma hora se a lógica da produção e do consumo continuar a mesma, se não procederem a auditorias com o objectivo de detectar e reduzir os consumos supérfluos de energia e de água, se não apostarem num claro incentivo à redução da produção de resíduos a nível zero, numa lógica de tudo pode ser reciclado, reutilizado e reduzido.

Quanto aos cidadãos, se não são capazes de alterar os seus hábitos de consumo, de contribuir com o seu trabalho voluntário, a nível individual ou integrados em associações, para o bem comum, então o melhor que fazem é ficar em casa sentados em frente à televisão, pois apagar as luzes uma hora por ano pode fazer muito bem às suas consciências pesadas, mas em nada contribui para a construção de um mundo mais justo, limpo e pacífico.
TB