Pela criação de um Colectivo Açoriano de Ecologistas que tenha por objectivo a reflexão-acção sobre os problemas ambientais, tendo presente que estes são problemas sociais e que a sua resolução não é uma simples questão de mudanças de comportamentos, mas sim uma questão de modelo de sociedade.
domingo, 14 de março de 2010
O homem que plantava árvores
A animação “Um homem que plantava árvores” é um tributo ao trabalho árduo e à paciência que recomendamos a todos os que persistem em construir um mundo melhor sem esperar que os outros (chefes, governantes, ec.) resolvam os problemas.
Nesta animação conta-se a história de um pastor que com uma paciência e persistência sem limites semeou uma floresta onde antes era uma região desértica.
Todos os educadores, a título individual, deveriam projectá-lo nas suas actividades de celebração do Dia Mundial da Floresta. O mesmo deveriam fazer as diversas organizações não governamentais, em vez de aproveitarem a data para plantarem simbolicamente árvores que, por falta de cuidados continuados, irão morrer no próximo Verão.
Já é tempo de a chamada sociedade civil pensar pela sua cabeça, abandonar os actos símbólicos e por em prática projectos de longa duração que levem à acção e à transformação social e ambiental.
José Sousa