sexta-feira, 27 de março de 2009

Montanheiros com Núcleo em São Miguel


Aqui fica um extracto de notícia publicada no dia 26 de Março pelo Correio dos Açores:

“Os Montanheiros” estenderam-se depois a outras ilhas, e mais recentemente à ilha de São Miguel com um novo núcleo que tem como presidente João Paulo Constância, como secretário João Carlos Nunes e como tesoureiro Pedro Dias Freire. A associação tem vindo a crescer e a fortalecer-se, sendo que o número de interessados em associar-se tem vindo a intensificar-se sobretudo nas ilhas onde não existiam um núcleo, como era o caso de São Miguel. “À medida que se vão abrindo novos núcleos em outras ilhas é mais fácil para as ilhas em que existia uma lacuna em termos de associação ambiental crescer o interesse da população que fica com vontade de participar e de se associar ao núcleo”, disse Paulo Barcelos.


Comentário

Várias associações de defesa do ambiente dos Açores tentaram, em vão, criar e manter núcleos em ilhas onde não estão sedeadas.

A única que tem "conseguido" é a associação Os Montanheiros, simpática associação espeleológica e nos últimos tempos desportiva que, em rigor, dificilmente pode ser considerada como uma ONGA. Mas isto não é problema nosso mas da Agência Portuguesa para o Ambiente.

Outra questão que importa analisar é o facto do núcleo de São Miguel ser o único que não está associado à gestão de um espaço ou iniciativa governamental (Ecoteca ou Gruta). Assim, sendo o Núcleo de São Miguel será o primeiro verdadeiro núcleo daquela associação. Vamos ver até quando ou se assim continua.

Aguardemos pelas actividades do Núcleo de São Miguel dos Montanheiros para sabermos se estaremos perante uma mais valia para o associativismo ambiental dos Açores, se estaremos em presença de uma cisão nos Amigos dos Açores ou se...

Voltaremos ao assunto.

TB