Pela criação de um Colectivo Açoriano de Ecologistas que tenha por objectivo a reflexão-acção sobre os problemas ambientais, tendo presente que estes são problemas sociais e que a sua resolução não é uma simples questão de mudanças de comportamentos, mas sim uma questão de modelo de sociedade.
segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012
Petição Alameda dos Plátanos da Povoação a património paisagístico da Região Autónoma dos Açores
Foto:J.Cardoso
Para:Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores
A Alameda de Plátanos da Povoação é um caminho de terra batida, em cascalho vermelho, ladeado, em toda a sua extensão de quase três quilómetros, por mais de seiscentos imponentes plátanos e por tapumes de coloridas hortênsias.
Este conjunto paisagístico constitui uma das últimas alamedas dos Açores que ainda preserva a sua traça original. Um testemunho do passado, em que todas as vias eram em terra batida ou em calçada de pedra basáltica. É por isso um património a preservar.
Contudo, existe a intenção de cimentar o piso em betão descaracterizando assim esta mística alameda, considerada por alguns como sendo uma das grandes alamedas de plátanos da Europa e suas regiões ultraperiféricas, como é o caso dos Açores.
Assim esta petição pretende o seguinte:
Primeiro: Que esta alameda seja considerada património paisagístico da Região Autónoma dos Açores, e por conseguinte protegida por lei;
Segundo: Que a alameda mantenha a sua traça original: caminho de cascalho vermelho ladeado por duas alas de plátanos e por tapumes ou sebes de hortênsias;
Terceiro: Que sejam criadas condições tendo em vista o seu melhoramento e preservação.
Com estas três condições asseguradas, teremos a preservação de mais um belo cartaz turístico destas nossas ilhas dos Açores.
ASSINE AQUI: http://www.peticaopublica.com/?pi=P2012N20241