domingo, 8 de agosto de 2010

A TOURADA DE ALMAGREIRA E OS AMIGOS DOS TOUROS



O Açoriano Oriental de hoje, 8 de Agosto de 2010, anunciou que no porto de Ponta Delgada foram identificadas duas situações de violação das regras de transporte de animais, uma delas relacionada com a presença de “quatro touros bravos que estavam numa “gaiola” de reduzidas dimensões durante três dias a aguardar a chegada de um barco, para serem encaminhados para a ilha de Santa Maria para participar numa tourada à corda realizada a 24 de Julho na freguesia da Almagreira.
A situação referida é mais uma prova provada de que os ganadeiros, como é o caso de João Cardoso Gaspar, amam os seus animais, daí os manterem em situações degradantes como as referidas no parágrafo anterior.
Não vamos perder muito tempo a repetir que as touradas, mesmo naquelas em que a brutalidade é menor, como as touradas à corda, não deixam de ser um espectáculo bárbaro e degradante quer para as vítimas, os touros, quer para os espectadores de bancada ou não. Não vamos alongar-nos em repetir que as touradas são actos que contribuem para a deseducação dos jovens e que é isto mesmo o que pretendem os políticos que só precisam que o povo se lembre deles de quatro em quatro anos.
A sociedade precisa também de saber quem são os amigos (da onça) que são responsáveis directos ou indirectos pelos maus tratos aos animais infligidos quer durante as touradas quer antes quer depois destas no seu transporte. Assim, no caso da “Grandiosa Tourada à corda da Ganadaria de João Cardoso Gaspar”, parece-nos que existe um promotor envergonhado já que nenhuma entidade se assume como tal. Pela leitura de um cartaz de divulgação da mesma só ficamos a conhecer as entidades que a tornaram possível e que, entre outras, são:
Câmara Municipal de Vila do Porto
Junta de Freguesia de Almagreira
Evaristo Ramalha
J. Costa & Filhos, LDA
Soltrans
Sport Clube Marienses
Paulo Luz
Remaçor
Comissão de Festas Almagreira
Delegação Equipamento Social
Polícia de Segurança Pública
Asas do Atlântico
Mini-Mercado Clotilde
Foto Pepe
Talho Ilha do Sol
Talho 3
Através da lista apresentada podemos concluir que, uma vez mais, são usados dinheiros públicos, em benefício de uns poucos e com a clara intenção de generalizar a todas as ilhas uma actividade que antes estava restrita à Terceira, com o objectivo último de servir os interesses declarados da Tertúlia Tauromáquica Terceirense que não descansa enquanto não legalizar nos Açores a sorte de varas e os touros de morte.