Pela criação de um Colectivo Açoriano de Ecologistas que tenha por objectivo a reflexão-acção sobre os problemas ambientais, tendo presente que estes são problemas sociais e que a sua resolução não é uma simples questão de mudanças de comportamentos, mas sim uma questão de modelo de sociedade.
sexta-feira, 5 de setembro de 2008
Era uma vez uma lagoa azul e outra verde...
De acordo com Jorge Pinheiro, o processo de combate à eutrofização da Lagoa das Sete Cidades está a ser mal conduzido. Para o especialista em solos do Departamento de Ciências Agrárias da Universidade dos Açores estão a ser "combatidas" as consequências e não as causas.
As declarações à RDP-Açores podem ser ouvidas aqui.
Comentário: Se achamos que nas Sete Cidades, como em toda a Região, está a faltar a extensão rural, não consideramos que o combate à eutrofização deva passar para a responsabilidade da Secretaria Regional da Agricultura (melhor, Vacas e Touradas) e Florestas. Pelo contrário, o que tem de haver é uma coordenação entre as entidades que tutelam os diversos sectores de actividade. E uma nova política agrícola e de ambiente que tenha em conta as aspirações das populações locais.