Pela criação de um Colectivo Açoriano de Ecologistas que tenha por objectivo a reflexão-acção sobre os problemas ambientais, tendo presente que estes são problemas sociais e que a sua resolução não é uma simples questão de mudanças de comportamentos, mas sim uma questão de modelo de sociedade.
terça-feira, 5 de agosto de 2008
CONTRADIÇÃO A PROPÓSITO DA LAGOA DE SÃO BRAZ?
No passado dia 29 de Junho, Ana Paula Marques, Secretária Regional do Ambiente, a propósito da Lagoa de São Braz, afirmou, ao jornal Açoriano Oriental, o seguinte: “Em termos de classificação não está sob a intervenção da SRAM. Mas os dados que eu tenho relativamente à qualidade da água é que, de facto, é a lagoa mais eutrofizada dos Açores”.
Na publicação do Forum 2013, do Partido Socialista, “Açores - Ilhas de Futuro”, na página 20, pode-se ler: “Admite-se contemplar as Lagoas das Flores com idênticos instrumentos [Planos de Ordenamento de Bacia Hidrográfica de Lagoa], bem como as restantes massas de água designadas “zonas vulneráveis” ao abrigo da Directiva Nitratos (Lagoas do Congro e de São Braz, ambas na ilha de São Miguel).".