domingo, 30 de dezembro de 2007

TERRA LIVRE

Perante a situação a que chegou o movimento associativo de defesa do ambiente, nos Açores, considera-se de todo o interesse a criação de um colectivo, independente dos poderes políticos e económicos e aconfessional que tenha por objectivo reflexão-acção sobre os problemas ambientais, tendo presente que estes são problemas sociais e que a sua resolução não é uma simples questão comportamental mas sim uma questão de modelo de sociedade.
Este movimento não pretende competir com as associações existentes, mas sim de forma livre contribuir para a reflexão. Neste sentido, o colectivo não pretende transformar-se numa associação formal, limitando-se, numa primeira fase a ser um colectivo virtual.
São temas prioritários de discução, entre outros, os seguintes: conservação da natureza, educação ambiental, militarismo/pacifismo, energia (eficiência e alternativas energéticas), pobreza,problemas ambientais globais (alterações climáticas, escassez de recursos naturais, marginalização e terrorismo), agricultura biológica, OGM, participação (democracia directa/democracia participativa/democracia representativa, novos movimentos sociais, etc.